Quantcast
Channel: Vinhos e Mais Vinhos
Viewing all 819 articles
Browse latest View live

Agenda: Vem aí o Rio Wine and Food Festival 2014!

$
0
0

A edição 2014 do Rio Wine and Food Festival vai acontecer no próximo dia 18 de setembro, no Clube Naval Piraquê (Lagoa) em uma área de 1.200 m² distribuída em três salões refrigerados distintos onde irão acontecer uma série de palestras, degustações e negócios. 

No mesmo local, ocorrerá també uma prova às cegas muito especial: “Brasil x resto do mundo”, com jurados altamente qualificados e curadoria de Marcelo Copello. Outro destaque será a esperada degustação "Brasil de Guarda", com rótulos a partir da década 70, uma iniciativa que se propõe a afirmar a capacidade de envelhecimento e evolução dos vinhos nacionais.

A programação geral do evento muito além e apresentará uma série de atrações programadas entre os dias 15 e 21 de setembro, incluindo um jantar de gala de abertura (Copacabana Palace), um seminário de negócios (FGV), um concurso de sommeliers (ABS-Rio), ações em comunidades carentes e no CADEG e um leilão beneficente (Fasano), além do movimento "Rio Rolha Zero" e outras degustações temáticas e promoções pela cidade.

Para comprar seu ingresso e outras informações, acesse o link: http://bacofeira.e-b4u.com.br/
Data e horário: 18/09/2014 - das 14h às 20h.
Telefone: (21) 3795-2980
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2364 - Lagoa
www.riowineandfoodfestival


10 embalagens de vinho que são um espetáculo de design e ousadia!

$
0
0
A elegante garrafa "Lágrima" de Zaha Hadid

Se as grandes marcas de destilados são notórias pela ousadia e coragem na hora de fazer inovações em suas embalagens para ampliar sua gama de clientes, as marcas de vinho são frequentemente acusadas ​​de ficar presas a um padrão tradicional, especialmente de garrafas, e não investir em mudanças significativas de design em suas embalagens. 

Uma pequena prova de que esse conceito vem mudando nos últimos anos, podendo evoluir e se transformar ainda mais, está na série de embalagens apresentadas a seguir (várias delas já foram apresentadas antes aqui no blog). De garrafas de papel até vinhos em lata (tipo galão de tintas), passando por modelos que se assemelham a bolsas femininas, o céu é o limite quando o assunto é design...

A bag-in-box em forma de garrafa padrão

A garrafa quadrada da californiana Truett-Hurst

Vinho em galão de tinta? Por quê não?

As garrafas de vinho inspiradas em design original de Da Vinci

Vinho na típica lata de cerveja

Paperboy, a inovadora garrafa feita de papel

O sofisticado cooler da Veuve Clicquot

Vernissage, a mais "fashion" das embalagens de vinho!

Simpsons Bottles, inspiradas no colorido do famoso cartoon


Quer ganhar uma viagem para Barcelona? Participe do concurso fotográfico Torres!

$
0
0
Bodegas Torres leva você para Barcelona!

Visitar a belíssima cidade catalã de Barcelona já é um programa turístico dos sonhos de qualquer viajante, imagine então enriquecer esse passeio com visitas aos três centros de produção da Bodegas Torres e ir assistir uma partida de futebol do Barcelona em seu famoso estádio Camp Nou? 

Participar desse concurso cultural é muito simples: basta adquirir (ou pegar em sua adega) um dos vinhos da Torres participantes (Coronas, Viña Sol, De Casta, Viña Esmeralda, Atrium Merlot, Viña Brava Tinto, Viña Brava Tempranillo, Moscatel Floralis, Viña Brava Blanco, Viña Brava Rosado, Altos Ibéricos, Gran Coronas ou Torres 10); fazer uma foto com o vinho naquele lugar especial de sua cidade; inserir essa foto na Fan Page da Torres Brasil no Facebook, indicando o nome da cidade onde a foto foi feita e utilizar a hashtag #BCNTorrestour e conseguir muitas curtidas! 


As fotos poderão ser enviadas até às 23:59 horas do dia 21 de setembro de 2014. As 3 fotos mais votadas passarão pela análise de um jurado especializado que irá decidir a foto vencedora. O resultado será divulgado na página da Torres no dia 06 de outubro de 2014, a partir das 12:00 horas.

Se você é fã de vinho, não perca esta oportunidade de usar sua criatividade, divulgar um ponto turístico de sua cidade e desfrutar de um ótimo vinho da Torres. Quem sabe, além de todos esses prazeres, você ainda pode ser o felizardo que vai conhecer Barcelona e seus encantos. Participe!

Dia do Vinho do Porto: o mais célebre vinho de Portugal comemora 258 anos de vida!

$
0
0
Há exatos 258 anos nascia o primeiro vinho com denominação de origem do mundo!

No longínquo dia de 10 de Setembro de 1756 surgia nas íngremes terras ao redor do rio Douro, em Portugal, a primeira iniciativa pra delimitar e demarcar uma região vinícola no mundo. Sob o comando do famoso Marquês de Pombal, foi instituída a Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro, entidade que ficaria responsável pela delimitação e regulamentação da produção dos vinhos fortificados que, mais tarde, seriam conhecidos em todo o mundo como os "Vinhos do Porto".

Assim como já fazem os argentinos com seu "Malbec World Day", celebrado em 17 de abril, os portugueses instituíram agora o seu "Port Wine Day" neste 10 de setembro, homenageando nessa data histórica o mais célebre de seus vinhos.

A programação deste primeiro evento anual acontece na cidade do Porto e está aberto ao público, contando com um seminário repleto de especialistas vindos de todas os cantos do mundo, seguindo de um grande almoço comemorativo. 

No edifício da Alfândega do Porto, haverá também um evento reservado apenas para convidados e especialistas: uma prova de 78 Vintages da primeira década deste século, representando 30 dos mais importantes produtores de Vinho do Porto. A prova será conduzida pela MW Debra Meiburg e por Ferrán Centelles, antigo sommelier do restaurante catalão El Bulli. 

Se o primeiro "Port Wine Day" já nasce tão grandioso, só podemos esperar que ele cresça ainda mais a cada nova edição. Um brinde ao Vinho do Porto!

Painel de Degustação: Pinot Noirs dos EUA safras 2006, 2007 e 2008, a decepção continua!

$
0
0
Pinot Noir dos EUA, frutados, potentes e bem distintos de seus irmãos da Borgonha...

Como aconteceu neste mesmo painel realizado no ano passado pela Desconfraria, continuo meio decepcionado com esses Pinot Noirs americanos. Apesar de serem muito bem cotados por lá, sinto neles a falta daquele caráter elegante e fresco que, ao que parece, só seus "primos" da Borgonha podem nos oferecer.

A qualidade dos vinhos presentes neste painel, de seus produtores e do terroir dos vinhos (Califórnia e Oregon) é inquestionável, já que todos eles possuem ótimas avaliações da crítica especializada. Porém, contando com teores alcoólicos acima de 14% em todos eles e seguindo um estilo de vinificação que privilegia as uvas excessivamente maduras (em minha opinião) e presença de madeira nova em excesso, fica bem difícil para mim gostar deles à ponto de indicá-los para a adega de alguém. Continuo decepcionado...

Veja a seguir a classificação dos vinhos presentes no painel: 

8º lugar: Gary Farrell PN 2006 - Russian River (Califórnia)

7º lugar: Monticello PN 2007 - Napa Valley (Califórnia)

6º lugar: Paul Hobbs Lindsay Estate PN 2008 - Russian River (Califórnia)

5º lugar: Ancien PN 2008 - Willamette Valley (Oregon)

4º lugar: Wind Racer PN 2007 - Russian River (Califórnia)

3º lugar: Paul Hobbs Lindsay Estate PN 2008 - Russian River (Califórnia)

2º lugar: Paul Hobbs PN 2006 - Russian River (Califórnia)

1º lugar: Ancien PN 2007 - Russian River (Califórnia)

Dizem que depois da "tempestade" vem a "bonança" e, pelo menos nesse sentido, me parece verdade. O próximo painel da Desconfraria vai se focado nos tintos da Côte de Beaune, pródiga por produzir os melhores brancos da Borgonha, mas que também fazem ótimos tintos como aqueles que vem de Pommard, Volnay, Corton entre outros. Estou quase certo que não ficarei decepcionado...

Perrier-Jouët lança Champagne Vintage Rosé 2005 desenhado por artista plástico brasileiro!

$
0
0

A Champagne Perrier-Jouët acabou de lançar uma edição limitadíssima de seu Vintage Belle Epoque Rosé da safra 2005, cuja garrafa foi criada pelo artista plástico brasileiro Vik Muniz.

Hervé Deschamps, maître de cave da maison Perrier-Jouët, escolheu os vinhos da safra 2005 como base para elaboração do prestigiado e raro Belle Epoque Rosé, uma edição limitada de apenas 200 garrafas, descrito por ele como "o Champagne mais extravagante da coleção Belle Epoque".

O design da garrafa foi descrito como a "fusão de um conto de fadas de um beija-flor dourado e brilhante com a icônica anêmona da Perrier-Jouët", um motivo artístico que está presente em todas as garrafas de Belle Époque desde 1964.

O designer brasileiro Vik Muniz disse que "assim como a Perrier-Jouët há muito tempo abraça o estilo Art Nouveau e seu amor pela natureza e pelo encantamento, eu levei essa ideia adiante para captar um ambiente natural como inspiração para esse rótulo."

O Champagne é elaborado com um blend de vinhedos Grand Cru das vilas de Cramant, Avize e Le Mesnil, Pinot Noir e Pinot Meunier, e foi descrito por seus criadores como tendo "notas de laranja cristalizadas, pêssego branco e cacau."

As 200 garrafas dessa edição limitada estarão disponíveis exclusivamente no Reino Unido e serão vendidas nas lojas Searcy’s Club at The Gherkin, Harvey Nichols e Selfridges por 248 libras cada. Uma verdadeira obra de arte em forma de garrafa!

Fonte: The Drinks Business

Gambero Rosso Tre Bicchieri 2015: os melhores vinhos da Sicília, Puglia e Alto Adige!

$
0
0

Começou a divulgação anual dos vinhos premiados com os Tre Bicchieri, a honraria máxima concedida pelo prestigiado guia Gambero Rosso para os melhores vinhos da Itália. Veja quais foram os rótulos selecionados nas regiões da Sicília, Puglia e Alto Adige:

Sicília
Etna Rosso 2011 Cottanera
Sàgana 2012 Cusumano
Moscato dello Zucco 2010 Cusumano
Passito di Pantelleria Ben Ryé 2012 Donnafugata
Etna Bianco A' Puddara2012 Fessina
Nero d'Avola Versace 2012 Feudi del Pisciotto
Saia2012 Feudo Maccari
Deliella 2012 Feudo Principi di Butera
Santagostino Rosso Baglio Sorìa 2012 Firriato
Etna Rosso Arcurìa2012 Graci
Malvasia delle Lipari Riserva 2011 Hauner
Il Frappato 2012 Occhipinti
Faro Palari 2011 Palari
Etna Rosso V. Barbagalli 2011 Pietradolce
Cerasuolo di Vittoria Cl. Dorilli 2012 Planeta
Alcamo Beleda 2013 Rallo
Etna Rosso 'A Rina2012 Russo
Contea di Sclafani Rosso del Conte 2010 Tasca d'Almerita
Etna Rosso Santo Spirito 2012 Tenuta delle Terre Nere

Puglia
Castel del Monte Rosso Bolonero 2012 Torrevento
Castel del Monte Rosso Trentangeli 2011 Tormaresca
Gioia del Colle Primitivo 17 Vign. Montevella 2011 Polvanera
Gioia del Colle Primitivo Et. Nera C.da San Pietro 2012 Plantamura
Gioia del Colle Primitivo Marpione Ris. 2010 Viglione
Gioia del Colle Primitivo Muro Sant'Angelo Contrada Barbatto 2011 Chiaromonte
Negroamaro 2011 Carvinea
Primitivo di Manduria Es 2012 Fino
Primitivo di Manduria Giravolta 2012 Racemi
Salice Salentino Rosso Per Lui Ris. 2012 Leone de Castris
Salice Salentino Rosso Selvarossa Ris. 2011 Due Palme
Torre Testa 2012 Rubino

Alto Adige
A. A. Anthos Bianco Passito 2010Erste+Neue
A. A. Cabernet Löwengang 2010 Lageder + Tenute Lageder
A. A. Cabernet Sauvignon Lafòa 2011 Colterenzio
A. A. Gewürztraminer Auratus Crescendo 2013 Ritterhof
A. A. Gewürztraminer Kastelaz 2013 Walch
A. A. Gewürztraminer Nussbaumer 2013 Tramin
A. A. Lago di Caldaro Scelto Cl. Sup. Pfarrhof 2013 Caldaro
A. A. Lagrein Abtei Muri Riserva2011 Muri-Gries
A. A. Lagrein Riserva 2011 Erbhof Unterganzner - Josephus Mayr
A. A. Lagrein Taber Riserva2012 Bolzano
A. A. Moscato Rosa 2012 Haas
A. A. Müller Thurgau Feldmarschall von Fenner zu Fennberg 2012 Tiefenbrunner
A. A. Pinot Bianco Sirmian 2013 Nals Margreid
A. A. Pinot Nero Trattmann Mazzon Riserva 2011 Girlan
A. A. Santa Maddalena Clasico Antheos 2013 Waldgries
A. A. Sauvignon Praesulis 2013 Gumphof - Markus Prackwieser
A. A. Sauvignon St. Valentin2013 San Michele Appiano
A. A. Terlano Nova Domus Riserva 2011 Terlano
A. A. Terlano Pinot Bianco Eichhorn 2013 Manincor
A. A. Terlano Pinot Bianco Vorberg Riserva 2011 Terlano
A. A. Val Venosta Pinot Bianco Sonnenberg2013 Meran Burggräfler
A. A. Val Venosta Riesling 2013 Falkenstein - Franz Pratzner
A. A. Valle Isarco Pinot Grigio 2013 Köfererhof - Günther Kershbaumer
A. A. Valle Isarco Sylvaner 2013 Kuenhof - Peter Pliger
A. A. Valle Isarco Sylvaner 2013 Pacherhof - Andreas Huber
A. A. Valle Isarco Veltliner Praepositus 2012 Abbazia di Novacella
A. A. Valle Venosta Pinot Bianco2013 Stachlburg - Baron von Kripp
A. A. Valle Venosta Pinot Bianco Castel Juval 2013 Unterortl - Castel Juval 

Na medida em que os vinhos das demais regiões forem revelados, publicaremos por aqui...

Gerard Depardieu declara que bebe cerca de 14 garrafas de vinho por dia!

$
0
0
Gerard Depardieu

Segundo reportagem do jornal Daily Mirror, o celebrado ator francês Gerard Depardieu, de 65 anos de idade, admitiu que tem o hábito de beber até 14 garrafas de vinho em um único dia, iniciando sua "maratoma" vínica antes mesmo das 10 horas da manhã. Se não é um recorde, deve estar bem próximo...

Ele começa sua rotina com champagne e vinho tinto, seguindo para mais duas ou três garrafas na hora do almoço. Depois de um breve descanso, ele segue pela tarde inteira com uma mistura de vinho, champanhe e cerveja. Quando chega a noite, mais garrafas de vinho e doses generosas de vodka e whisky completam a dose diária de bebidas consumidas por ele.

Depardieu declarou que "nunca está totalmente bêbado, só um pouco chateado. Tudo que preciso é de um cochilo de 10 minutos e pronto, um gole de vinho rosé e me sinto tão fresco como uma margarida. O que eu gosto na sensação de embriaguez é aquele momento em que você se sente mais vivo e entusiasmado. Mas quando você já esteve assim 10, 15, 20 vezes, 30 vezes, começa a perder o controle. Há mais na vida do que estar bêbado ", disse ele.

Definitivamente, esse não é um bom exemplo do conceito "beber com moderação"...


França reconquista o posto de maior produtor mundial de vinhos em 2014!

$
0
0

A França havia sido destronada pela Itália do posto de maior produtor mundial de vinhos no ano passado, mas está em vias de recuperar o lugar perdido. Em 2014, com uma safra estimada em 47 milhões de hectolitros, ela irá suplantar com folga sua "rival" Itália, cuja colheita desastrosa (a pior desde 1950) deve render apenas 41 milhões de hectolitros.

Caso a safra na Itália se recupere bem no próximo ano, pode até reconquistar o lugar mais alto no pódio de volume produzido, mas o grande trunfo dos vinhos franceses continua a ser o valor global de vendas (7,8 bilhões de euros), quase o dobro dos vinhos italianos, que alcançaram apenas 4,7 bilhões de euros em 2012.

Fonte: RTL

As boas taças da semana: vinhos para bebericar, degustar ou celebrar!

$
0
0
De R$70 a R$209, três ótimos vinhos para bebericar, degustar ou celebrar...

Os vinhos escolhidos desta semana seguem os mesmos três patamares estabelecidos antes: o primeiro deles é para "bebericar" sem grandes pretensões e focado na melhor relação preço x qualidade (até R$75); o segundo selecionado é para "degustar", um rótulo mais elaborado e adequado para harmonizar com uma refeição (limitado até R$200); já o terceiro é um  vinho para "celebrar", aberto apenas em ocasiões especiais como receber um grande amigo, uma data comemorativa ou para escoltar um prato refinado (sem limite de preço, mas sem exageros também...).

Para "bebericar": Château Gabaron Rosé 2012
Devo confessar que abri esse rosé produzido em Bordeaux sem grandes expectativas, já que a região não é muito pródiga nesse tipo de vinho e ele era feito exclusivamente com Cabernet Sauvignon, mas para minha grata surpresa, ele se revelou uma ótima pedida. Um rosé cheio de frescor, sem aquele toque adocicado que tantas vezes encontramos nesses vinhos, e um paladar bastante equilibrado, com acidez no ponto certo e leve adstringência. Uma delícia! 
Região: Bordeaux (França)
Composição: 100% Cabernet Sauvignon
Preço: R$70,00 (Winelands)

Para "degustar": Glen Carlou Syrah 2006
Sou fã do inconfundível traço defumado desse vinho que se espelha nos tintos do sul da França. Além dos aromas encantadores, oferece grande expressão gustativa, cheio de frutas negras e um diferenciado toque picante que perdura até o final de boca. Show! 
Região: Paarl (África do Sul)
Composição: 94% Syrah, 5% Mourvèdre e 1% Viognier
Preço: R$113,00 (Decanter) - Disponível na safra 2007

Para "celebrar": Carlos Pulenta Vistalba Corte A 2005
Aqui está um belo exemplo de tinto argentino que foge daquele estigma de vinho encorpado demais, com taninos muito maduros e uma certa falta de acidez. O Corte A é o rótulo top elaborado pela Carlos Pulenta, um vinho que consegue aliar o caráter robusto, típico dos tintos mendocinos, com uma boa dose de elegância e frescor. Um dos raros rótulos capazes de agradar paladares modernos e tradicionais sem distinção, digno de ser "celebrado" quando for bebido. Assino embaixo! 
Região: Mendoza (Argentina)
Composição: 85% Malbec e 15% Cabernet Sauvignon
Preço: 209,00 (Domno) - Disponível na safra 2010

Semana que vem tem mais!

Gambero Rosso Tre Bicchieri 2015: os melhores vinhos da Lombardia, Molise e Calábria!

$
0
0

Continuando a divulgação anual dos vinhos premiados com os Tre Bicchieri, a honraria máxima concedida pelo prestigiado guia Gambero Rosso para os melhores vinhos da Itália. Veja quais foram os rótulos selecionados nas regiões da Lombardia, Molise e Calábria:

Lombardia
Brut 'More 2010 Castello di Cigognola
Brut Cl. Nature Monsupello
Franciacorta Brut Cuvée Alma Bellavista
Franciacorta Brut Nature Barone Pizzini
Franciacorta Collezione Grandi Cru 2008 Cavalleri
Franciacorta Extra Brut 2008 Lo Sparviere
Franciacorta Extra Brut Cuvée Annamaria Clementi Rosé Ris. 2006 Ca' del Bosco
Franciacorta Extra Brut EBB 2009 Il Mosnel
Franciacorta Extra Brut Lucrezia Et. Nera 2004 Castello Bonomi
Franciacorta Pas Dosé 33 Ris. 2007 Ferghettina
Franciacorta Satèn Palazzo Lana 2006 Berlucchi & C.
Lugana Brolettino 2012 Ca' dei Frati
Lugana Molin 2013 Provenza - Cà Maiol
OP Cruasé Oltrenero Tenuta Il Bosco
OP Pinot Nero Brut Cl. 1870 2010 F.lli Giorgi
OP Pinot Nero Brut Cl. Conti Vistarino 1865 2008 Conte Vistarino
OP Pinot Nero Giorgio Odero 2011 Frecciarossa
OP Rosso Cavariola Ris. 2010 Bruno Verdi
Valtellina Sforzato Ronco del Picchio 2010 Sandro Fay
Valtellina Sfursat C. Negri 2011 Nino Negri
Valtellina Sfursat Fruttaio Ca' Rizzieri 2010 Aldo Rainoldi
Valtellina Sup. Dirupi Ris. 2011 Dirupi
Valtellina Sup. Sassella Stella Retica Ris. 2010 Ar.Pe.Pe.

Molise
Aglianico 2010 Borgo di Colloredo
Molise Rosso Don Luigi Ris. 2011 Di Majo Norante

Calábria
Grisara 2013 Ceraudo
Magno Megonio 2012 Librandi
Masino 2012 iGreco
Moscato Passito 2013 Viola

Em breve, novas regiões terão seus melhores vinhos divulgados. Aguarde!

Painel de Degustação: Tintos da Borgonha (Côte de Beaune) safras 2006, 2007 e 2008!

$
0
0
Côte de Beaune: o lar dos melhores brancos da Borgonha também se orgulha de fazer excelentes tintos...

Esse era um dos painéis de degustação mais aguardados do calendário anual da Desconfraria. A qualidade dos brancos baseados na Chardonnay feitos na Côte de Beaune é inquestionável: que o digam os sublimes Montrachets e seus irmãos "menores" produzidos ali, para muitos, os melhores vinhos brancos do planeta.

Mas e os tintos? Corton, Pommard, Volnay e outros tintos feitos na parcela sul da Côte d'Or, o quê tem para oferecer? Esse painel reuniu 8 desses rótulos (1ers Crus e Grands Crus) para tentar responder essa pergunta e as respostas obtidas, foram bastante esclarecedoras, especialmente por termos provados esses vinhos apenas dois meses depois do painel daCôte de Nuits

De um modo geral, os tintos da Côte de Beaune se mostraram mais encorpados, tânicos e "terrosos" que seus parentes do norte da Côte d'Or, onde a fruta fresca, o sous bois e a acidez mais elevada realçam o caráter mais elegante dos vinhos. 

Utilizei o termo "carnudo" para descrever a impressão gustativa inicial em boa parte desses vinhos (sobretudo nos Volnays), correspondendo perfeitamente com a percepção aromática de frutas mais maduras, especiarias e um toque de defumados. 

Se as diferenças existentes entre os tintos da Côte de Nuits e da Côte de Beaune puderam ser percebidas de maneira mais evidente, o mesmo ocorreu dentro da própria Côte de Beaune, onde os Cortons e Pommards se destacaram pela força de seus taninos e os Volnays mostraram-se mais refinados, seguindo uma linha média mais equilibrada e sutil. 

Essas particularidades são mais uma demonstração da relevância inegável do conceito de terroir, tão caro aos franceses, especialmente entre os viticultores da Borgonha que cuidam de parcelas ínfimas (se compararmos com Bordeaux, por exemplo) e tão distintas de uma terra abençoada para o vinho. 

A classificação final dos vinhos foi a seguinte:

8º lugar: Bouchard Pere et Fils Volnay Caillerets 1er Cru Ancienne Cuveé Carnot 2007

7º lugar: Jacques Prieur Beaune 1er Cru Clos de la Feguine 1er Cru 2008

6º lugar: La Pousse d’Or Volnay 1er Cru Clos de la Bousse D’or 2008

5º lugar: Aegerter Pommard 1er Cru Les Bertins Réserve Personnelle 2006

4º lugar: Vincent Girardin Chassagne-Montrachet 1er Cru Morgeot 2007

3º lugar: Vincent Girardin Beaune 1er Cru Les Bressandes 2007

 2º lugar: La Pousse d’Or Corton Clos du Roi Grand Cru 2006

1º lugar: Jacques Prieur Volnay-Santenots 1er Cru 2006

O próximo painel da Desconfraria também será muito interessante e um de meus preferidos: degustaremos os ricos, perfumados e sedosos tintos de Châteauneuf du Pape das safras 2005, 2006 e 2007... Aguardem!

Gambero Rosso 2015 divulga os melhores vinhos, vinícolas e viticultores do ano!

$
0
0
Nem só de Tre Bicchieri vive o Gambero Rosso...

O Gambero Rosso seleciona anualmente os maiores destaques da vitivinicultura da Itália para receber um prêmio especial do guia: o melhor tinto, o melhor branco, a melhor vinícola, o melhor viticultor e outras sete categorias são distinguidas com uma honraria de grande prestígio na Itália e em todo mundo.

Veja quais foram os felizardos e competentes premiados na edição desse ano: 

Tinto do Ano: 
Barolo Villero Riserva 2007 (Vietti) - Piemonte
Branco do Ano: 
Trebbiano d'Abruzzo Vigne Capistrano 2012 (Valle Reale) - Abruzzo
Espumante do Ano: 
Classico Brut Nature (Monsupello) - Oltrepò Pavese
Vinho de sobremesa do Ano: 
Vin Santo di Carmignano Riserva 2007 (Capezzana) - Toscana 
Vinícola do Ano: Tenuta Sette Ponti (Toscana) 
Vinho de melhor relação Preço x Qualidade: 
Custoza Superiore Ca 'del Magro '12 - Monte del Fra (Veneto) 
Viticultor do Ano: 
Joseph Gabbas (Sardenha) 
Vinícola Emergente: 
Tiare (Roberto Snidarcig) - Friuli-Venezia Giulia
Viticultura Sustentável: 
Barone Pizzini (Franciacorta)

Great Wine Capitals: Mendoza elege as melhores experiências enoturísticas da região!

$
0
0

A cidade argentina de Mendoza, membro da associação Great Wine Capitals, acaba de eleger seus representantes regionais (vinícolas, hotéis, restaurantes e outras atividades voltadas ao enoturismo) para concorrer ao prêmio Global Best of Wine Tourism, responsável pela escolha dos melhores destinos mundiais em cada uma das categorias da premiação.

Os empreendimentos mendocinos que obtiveram a medalha de ouro nessa premiação regional estão automaticamente classificados para concorrer ao prêmio global, cuja cerimônia de divulgação acontecerá no próximo mês de novembro na mesma cidade.

Com o grande fluxo turístico de brasileiros que seguem para essa região da Argentina em busca de boas experiências enoturísticas, conhecer essa lista de ganhadores pode ser de grande valia para os enoturistas, usufruindo assim do que há de melhor em Mendoza e nos seus arredores. Boa viagem!

Direto da Taça: Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2001, um verdadeiro "Moushow" do Alentejo!

$
0
0
Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2001, um clássico inconteste do Alentejo!

Não há nada como uma boa dose de paciência e o transcorrer do tempo para que possamos usufruir de um grande vinho em sua plenitude. Assim aconteceu com essa garrafa de Mouchão Tonel 3-4 2001, certamente um dos três melhores vinhos tintos produzidos no Alentejo.

Lançado pela primeira vez em 1996, essa edição especial do Mouchão tradicional só existe graças a acurada percepção de seu enólogo, Paulo Laureano, que identificou um diferencial muito positivo nos vinhos que amadureciam nos tonéis de números 3 e 4 da vinícola. 

Mas não havia nada de "numerologia" para justificar essa qualidade superior dos tonéis 3 e 4, e sim as madeiras usadas em sua confecção. Laureano descobriu que a Alicante Bouschet, casta com a qual este Mouchão é integralmente feito, amadurece melhor nestes tonéis por que foram construídos com aduelas de carvalho português e de macacaúba, uma madeira de origem brasileira.

Como a proposta deste vinho é expressar a máxima excelência das vinhas de Alicante Bouschet da Herdade do Mouchão, ele só é elaborado em safras nas quais a qualidade das uvas foi irretocável. Tamanho rigor permitiu que apenas seis safras (1996, 1999, 2001, 2003, 2005 e 2008) tenham sido lançadas até hoje. 

Apesar de ainda não ter degustado a de 2008, posso assegurar que as cinco anteriores que já tive o prazer de degustar em ocasiões distintas, demonstraram qualidade mais que suficientes para que ele pudesse ser rebatizado por mim como "Moushow", um espetáculo vínico do qual o Alentejo e a Herdade do Mouchão podem ser orgulhar.

Impressões de degustação:
A coloração quase violeta da Alicante Bouschet quase não se alterou ao longo desses 13 anos, mantendo um vigor e um brilho muito característicos. Apesar de ainda estar bem evidente, o caráter de frutas negras, típico desse vinho, cedeu espaço para uma fragrância floral, terrosa e muito complexa. O paladar exibiu um equilíbrio perfeito, com taninos muito bem polidos, madeira integrada, bem dosada e um final de boca suave e muito persistente. Um (mou)show!


Gambero Rosso Tre Bicchieri 2015: os melhores vinhos da Sardegna, Liguria, Valle d'Aosta e Basilicata!

$
0
0

Continuando a divulgação anual dos vinhos premiados com os Tre Bicchieri, a honraria máxima concedida pelo prestigiado guia Gambero Rosso para os melhores vinhos da Itália. Veja quais foram os rótulos selecionados nas regiões da Sardegna, Liguria, Valle d'Aosta e Basilicata:

Sardegna
Alghero Marchese di Villamarina 2009 Sella & Mosca
Barrile 2011 Contini
Cannonau di Sardegna Barrosu Franzisca Ris. 2011 Montisci
Cannonau di Sardegna Cl. Dule 2011 Gabbas
Cannonau di Sardegna Ris. 2012 Pala
Capichera 2012 Capichera
Carignano del Sulcis 2010 6Mura - Cantina Giba
Carignano del Sulcis Sup. Arruga 2009 Sardus Pater
Carignano del Sulcis Sup. Terre Brune 2010 Santadi
Mandrolisai Sup. Antiogu 2011 Fradiles
Turriga 2010 Argiolas
Vermentino di Gallura Sup. Sciala 2013 Surrau
Vermentino di Gallura Sup. Sienda 2013 Mura

Liguria
Cinque Terre 2013 Bonanini
Colli di Luni Vermentino Et. Nera 2013 Lunae Bosoni
Colli di Luni Vermentino Il Maggiore 2013 Lambruschi
Dolceacqua Bricco Arcagna 2012 Terre Bianche
Dolceacqua Galeae 2013 Ka' Manciné
Riviera Ligure di Ponente Pigato Cycnus 2013 Poggio dei Gorleri
Riviera Ligure di Ponente Pigato U Baccan 2012 Bruna

Valle d'Aosta
Valle d'Aosta Chambave Moscato Passito Prieuré 2012 Crotta di Vegneron
Valle d'Aosta Chambave Muscat 2012 Vrille
Valle d'Aosta Fumin 2012 Ottin
Valle d'Aosta Petite Arvine 2013 Le Crêtes
Valle d'Aosta Pinot Gris 2013 Lo Triolet

Basilicata
Aglianico del Vulture Il Repertorio 2012 Cantine del Notaio
Aglianico del Vulture Re Manfredi 2011 Terre degli Svevi
Aglianico del Vulture Rotondo 2011 Paternoster
Aglianico del Vulture Titolo 2012 Fucci

Em breve, novas regiões terão seus melhores vinhos divulgados. Aguarde!

Pesquisa descobre que uma taça de vinho pode ser tão eficaz quanto uma sessão de ginástica! Será?

$
0
0
Você é quem escolhe: fazer isso...

... ou isso! O resultado parece ser o mesmo... 

Pode até ser verdade, mas comigo ainda não funcionou! 
E com você?

Pesquisadores americanos descobriram que o resveratrol, o já famoso componente presente no vinho tinto, pode melhorar o desempenho do coração e da força muscular, fazendo o "trabalho duro" por você. 

Composto natural encontrado em algumas frutas, nozes e no vinho tinto, o resveratrol pode melhorar o treinamento e a performance pessoal segundo as conclusões de uma pesquisa médica publicada recentemente pela Universidade de Alberta.

Jason Dyck, pesquisador chefe do corpo docente da Universidade de Medicina e Odontologia, e sua equipe ficaram surpresos com suas descobertas: "Nós ficamos muito animados ao ver que o resveratrol apresentou resultados semelhantes aos que uma pessoa teria após um intenso treinamento físico."

Dyck e sua equipe começarão a testar agora o uso do resveratrol em diabéticos com insuficiência cardíaca para determinar se o composto natural pode ajudar na melhora da função cardíaca deste grupo de doentes. "Acho que o resveratrol pode ajudar esses pacientes que querem se exercitar, mas são fisicamente incapazes. O resveratrol pode ser capaz de imitar os benefícios que o exercício poderia trazer para eles", afirmou Dyck.

Fonte: The Drinks Business

10 vinhos argentinos para "beijar" antes de morrer!

$
0
0
Quais seriam os seus?

O sommelier argentino Mariano Braga propôs em seu blog uma espécie de desafio para 12 importantes personalidades (jornalistas, críticos de vinho, enólogos e sommeliers) ligadas ao vinho, especialmente de seu país, pedindo-lhes que fizessem uma lista com os 10 vinhos argentinos que eles gostariam de "beijar" (ou degustar, se traduzirmos a metáfora) antes de morrer.

Entre os escolhidos para fazer essa seleção de vinhos, temos nomes como Paolo Basso, o melhor sommelier do mundo na atualidade; Roberto Cipresso, enólogo italiano que é um dos responsáveis pelos vinhos da Achával Ferrer; Luis Gutiérrez, crítico da Wine Advocate para os vinhos da Argentina; Alejandro Maglione, jornalista especializado em gastronomia latino-americana; James Suckling, ex-Wine Spectator e um dos críticos mais reconhecidos no mundo e Sebastián Zuccardi, enólogo argentino de grande prestígio. 

As 12 listas foram publicadas ao longo deste mês (na realidade, ainda falta uma) e trazem um rico acervo dos melhores vinhos que a Argentina produz. Como seria de se esperar, notam-se muitas distinções entre cada uma das listas feitas pelos especialistas. Escolhi três delas (justamente as feitas por estrangeiros) para ilustrar como a apreciação individual e o conhecimento limitado dos vinhos de um país podem gerar tantas diferenças na hora da escolha:

Paolo Basso (Suiço)

Temporis 2008 (Achával Ferrer)
Nosotros Malbec 2008 (Dominio del Plata)
Gran Corte 2012 (Bodega Amalaya)
Colomé Reserva Malbec 2009 (Colomé)
Cheval des Andes 2008 (Cheval des Andes)
Single Vineyard Malbec 2010 (Terrazas de los Andes)
H.J. Fabre Barrel Selection Malbec 2013 (Fabre-Montmayou)
Pasionado Cabernet Franc 2010 (Andeluna)
Nicolás Catena Zapata 2008 (Catena Zapata)
Bramare Marchiori Vineyard Malbec 2011 (Viña Cobos)

Luis Gutièrrez (Espanhol)

Finca Altamira 2011 (Achával Ferrer)
Gran Enemigo Gualtallary Single Vineyard 2010 (Bodega Aleanna)
Malbec Appellation Gualtallary 2012 (Altos Las Hormigas)
Casarena Población J M Blanco Cabernet Sauvignon 2011 (Casarena)
White Bones Chardonnay 2010 (Catena Zapata)
Noemía 2011 (Bodega Noemía)
PerSe La Craie 2012 (PerSe Vines)
Susana Balbo Signature Torrontés Barrel Fermented 2013 (Dominio del Plata)
Eggo Tinto 2012 (Zorzal Wines)
Emma Zuccardi 2012 (Zuccardi)

James Suckling (Americano)

Cobos Malbec 2011 (Viña Cobos)
Página 1 Edición Limitada 2011 (Abremundos)
Single Parcel Los Castaños Malbec 2010 (Terrazas de los Andes)
Finca Bella Vista 2011 (Achával Ferrer)
Lote L-109 Single Vineyard 2009 (Norton)
White Bones Chardonnay 2010 (Catena Zapata)
J. Alberto 2012 (Bodega Noemía)
Cheval des Andes 2008 (Cheval des Andes)
Quimera 2002 (Achával Ferrer)
Malbec 1974 (Norton)

Inspirado no desafio proposto por Mariano Braga, tomei a liberdade de fazer a minha própria lista de vinhos argentinos que gostaria de "beijar" antes de morrer:

Montchenot 20 años 1978 (Bodegas López)
Semillón 1942 (Lagarde)
Cavas de Weinert 1977 (Weinert)
Carmello Patti Cabernet Sauvignon 1997 (Carmello Patti)
Cheval des Andes 2002 (Cheval des Andes)
Nicolás Catena Zapata 2001 (Catena Zapata)
Finca Altamira 2004 (Achával Ferrer)
White Bones Chardonnay 2009 (Catena Zapata)
Alfa Crux Blend 2002 (O. Fournier)
Noemía 2007 (Bodega Noemía)

E você, qual seria sua lista de 10 vinhos argentinos para "beijar" antes de morrer?

Enólogo responsável por cerca de 40 safras do Petrus migra para projeto vinícola no Douro!

$
0
0
Jean Claude Berrouet vai levar sua expertise para o Douro...

Bastaram duas visitas ao projeto vinícola da Quinta da Boavista e a degustação do vinho produzido na safra 2013, para que o enólogo francês Berrouet aceitasse participar do ambicioso empreendimento no Douro.

Enólogo que durante os últimos 40 anos foi o responsável pela elaboração do Petrus, um dos vinhos mais caros e famosos do mundo, Berrouet aceitou a nova incumbência proposta pelos proprietários da Quinta da Boavista, o brasileiro Marcelo Lima e o britânico Tony Smith.

Os proprietários da Quinta da Boavista comemoraram o aceite de Berrouet, já que desde 2007 quando deixou o Petrus, ele não aceitava participar em novos projetos vinícolas.  Eles escolheram o enólogo francês pela profunda admiração que tem por seu trabalho, um profissional que acredita em vinhos capazes de refletir plenamente seu terroir, sem se deixar seduzir pelo estilo moderno internacional. "Queremos fazer um vinho que reflita as características do Douro e das vinhas do Douro", disse Marcelo Lima.

Quinta da Boa Vista e seus íngremes e típicos terraços do Douro

A Quinta da Boavista possui 80 hectares, 40 deles plantados com vinhas e muitos terraços antigos onde não se plantaram mais vinhas desde a destruição causada pela filoxera na segunda metade do século XIX. É a partir deste terroir, considerado uma "joia" pelos proprietários, que Berrouet tentará produzir um vinho com aspirações de ser um dos melhores do mundo.

Fonte: Fugas

Um rival à altura de Gerard Depardieu... Sir Winston Churchill bebeu 42.000 garrafas de Champagne ao longo da vida!

$
0
0

A paixão de Sir Winston Churchill, o famoso primeiro ministro britânico durante a 2ª Guerra Mundial, pelos Champagnes já era conhecida por todos e mereceu até uma homenagem da Maison Pol Roger, que criou um cuvée especial com seu nome, lançada em 1984.

Essa paixão voltou à toa nessa semana com uma reportagem do britânico Mail Online sugerindo que Churchill consumiu nada menos que 42.000 garrafas de Champagne ao longo de sua vida (entre 1908 e 1965), numa taxa de duas garrafas por dia, cerca de cinco vezes o limite diário recomendado de consumo de álcool.


Segundo o historiador Michael Richards, Churchill afirmava que os quatro fundamentos de sua vida eram: "Banhos quentes, Champanhe gelado, ervilhas novas e Cognac velho". Em resumo, um "bon vivant"à altura do ator francês Gerard Depardieu, que declarou recentemente que bebe 14 garrafas de vinho por dia...

Viewing all 819 articles
Browse latest View live